quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Campeonato varzeano da USP reúne professores, funcionários, alunos e ex-alunos

Ana Claudia Cichon

O futebol comumente une pessoas de diferentes raças, idades, religiões e classes sociais. Seja na torcida, comemorando o gol com o torcedor ao lado, seja quando completos desconhecidos entram na pelada para “completar o time”. Foi apostando nisso que o professor aposentado Luciano Castro Lima topou organizar, juntos aos grêmios e às ligas acadêmicas, a Copa Aziz Ab’Saber, um campeonato varzeano da USP.
A ideia surgiu em 2010, com o objetivo de promover a prática do esporte e reunir professores, alunos e funcionários da universidade. “Normalmente cada grupo organizava seus torneios, seus jogos, e era muito separatista. Queríamos algo que unisse todos”, explica Luciano.
Na edição deste ano, por exemplo, são doze times participantes, bem divididos: são quatro formados por ex-alunos, quatro por ligas de alunos e quatro de professores/funcionários. Estes clubes são convidados pelas ligas acadêmicas e pagam uma taxa de inscrição de R$100,00, valor repassado a um grupo da USP que realiza trabalho voluntário com crianças na favela próxima à instituição.
Domingo é tarde é dia de futebol de várzea no Cepeusp
Foto: Ana Claudia Cichon
E o campeonato não é só de brincadeira. O campeão e o vice da Copa Aziz Ab’Saber conquistam vaga para o Campeonato Paulista Amador, organizado pela Federação Paulista de Futebol.
O próximo objetivo agora é tentar contato com mais clubes e entidades para realizar torneios de diferentes categorias, como master. Para os interessados em assistir, os jogos são realizados aos domingos, sempre no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), localizado na Cidade Universitária, no bairro do Butantã.

Curiosidade
O nome da Copa é uma homenagem a Aziz Ab’Saber, professor de geografia da USP reconhecido nacionalmente por seus estudos e pesquisas, que morreu em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário